A região do Porto é o coração do Carnaval carioca. Com a Cidade do Samba e blocos tradicionais, o território vive o ano inteiro o impacto cultural, econômico e simbólico da maior festa popular do Brasil.
No Dia do Portuário, celebramos os profissionais que movimentam a economia, conectam o Brasil ao mundo e fazem dos portos espaços de trabalho, resistência e desenvolvimento, especialmente na histórica região portuária do Rio de Janeiro.
O Cais do Valongo é um dos sítios históricos mais importantes do Brasil. Redescoberto durante as obras de revitalização do Porto, ele revela a dimensão da diáspora africana e reafirma a região como território de memória, resistência e identidade.
No dia nacional do combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, a região do Porto do Rio de Janeiro destaca sua história plural e programação cultural que reforça a importância do respeito à diversidade de crenças e tradições no cotidiano
Ao lado do Cais do Valongo, o Casarão João de Alaba e o Jardim Suspenso do Valongo preservam memórias da presença africana e das transformações urbanas da região portuária, integrando história, resistência cultural e paisagem urbana.
O texto apresenta as rodas de samba que acontecem semanalmente no Largo da Prainha e na Pedra do Sal, reunindo moradores, músicos, pesquisadores e visitantes de todo o mundo que chegam pelo porto do Rio ou dos mais diversos pontos da cidade.
A região do Porto abriga uma vida cultural diversa, que mistura tradição, arte contemporânea e iniciativas independentes. Eventos, centros culturais e movimentos locais ajudam a manter o território ativo e em constante renovação.
Ao lado do Cais do Valongo, o Casarão João de Alaba e o Jardim Suspenso do Valongo preservam memórias da presença africana e das transformações urbanas da região portuária, integrando história, resistência cultural e paisagem urbana.
A região do Porto e do Centro concentra fluxo diário, diversidade de públicos e localização estratégica. Esses fatores favorecem determinados tipos de negócios, especialmente os voltados a serviços, alimentação e atendimento de proximidade.
O AQWA Corporate, um dos edifícios corporativos mais sofisticados do Porto Maravilha, congrega empresas nacionais e internacionais em um dos pontos mais estratégicos da Orla Conde, acelerando a ocupação empresarial e o fluxo urbano na região.
Ao desembarcar na Orla Conde, o turista encontra cultura, gastronomia, história, mobilidade fácil e paisagens únicas, em um dos territórios mais completos e caminháveis do Rio de Janeiro.
Gamboa, Saúde e Santo Cristo formam o núcleo histórico da região portuária. Mesmo diante de transformações urbanas, esses bairros preservam identidades próprias, marcadas por memória, cultura e vida comunitária.
A Orla Conde transformou a Zona Portuária em um grande espaço de convivência, lazer e turismo, conectando memória, paisagem urbana e o cotidiano de moradores e visitantes do Porto do Rio de Janeiro.